11 Atividades Para Iniciar Bem O Seu Dia

Neste artigo vou dar a conhecer os onze hábitos que podem melhorar o seu humor e de saúde, a partir do momento em que você acorda e até voltar a dormir.


1. Bebe Um Copo De Água Morna Com Limão


Um excelente hábito matinal, é tomar um copo de água morna com limão, que pode adoçar com um pouco de stevia, mascabado ou mel. O ideal é que seja morno para evitar qualquer mal-estar em seu estômago. Além do seu delicioso sabor, ajudará a preparar seu sistema digestivo para receber o pequeno-almoço.


Re-hidratação do Seu Corpo ao Acordar


Quando você acorda, passaram-se cerca de 8 horas sem hidratarte e, se você acha que estamos compostos principalmente de água, é altamente recomendado que a primeira coisa que você faz ao acordar, seja tomar líquidos. De fato, deve evitar ir direto ao pequeno-almoço ou tomar bebidas estimulantes, como café ou chá.


2. Acordar Cedo Todos os Dias


Acordar na hora certa, é fundamental para aproveitar ao máximo seu tempo. Você pode desfrutar de uma manhã excelente, adicionando um pouco de tempo extra sem prejudicar a sua rotina.


Se você é das pessoas que gostam de ficar acordado até altas horas da noite, a tranquilidade e o silêncio, então você pode mudar esse hábito para acordar cedo pela manhã, onde você também vai encontrar um ambiente tranquilo. Sempre lembrando que você deve dormir oito horas seguidas.


A Hora Ideal Para Acordar


O melhor é acordar de acordo com seus ciclos circadianos, isso é mais fácil em determinadas épocas do ano, devido à mudança de horário, assim como as horas totais de luz e escuridão.


Por volta das 5 da manhã é uma hora perfeita, devido a que:



  • Você pode desfrutar do silêncio.

  • Você vai poder ouvir o canto dos pássaros.

  • Você vai ver o amanhecer.

  • Haverá luz suficiente para realizar suas atividades.

Se você não consegue acordar tão cedo, pode dar meia hora entre acordar e começar as suas atividades regulares.


3. Ao Escovar Seus Dentes Também Raspa Sua Língua



Raspar sua língua durante a manhã irá ajudá-lo a:



  • Diminuir o mau hálito.

  • Estar mais desperto e favorecer a transição do sono para o estado de alerta.

  • Veja mais de seus alimentos, já que você vai sentir o sabor natural do alimento com os dentes limpos.

O Que Você Deve Usar Para Raspar Sua Língua?


Alguns escovas de dentes já incluem um raspador de língua na parte de trás, mas se o seu não tem, pode adquirir um em separado.


Existem diferentes modelos:



  • Alguns são um raspador de plástico ou de aço inoxidável, em forma de triângulo ou em “U”.

  • Outros são texturizados ou têm cerdas projetadas para limpar as curvaturas de sua língua.

4. Comece O Seu Dia Com Uma Rotina De Alongamentos



Você pode começar com uma rotina de alongamentos, que te faça sentir confortável, e se adapta às suas habilidades e capacidade de movimento. Pode praticar:



  • Yoga.

  • Pilates.

  • Tai Chi.

  • Exercícios de baixo impacto.

Incluir essa rotina favorece a perda de peso.


Se você não está acostumado, é recomendável que você comece com exercícios simples que você pode ir aumentando em complexidade e intensidade. Você deve ouvir seu corpo e respeitar as limitações de seus músculos e articulações, porque você vai ver que com o tempo você terá avanços importantes.


Por Quanto Tempo você Deve Executar os Alongamentos ao Acordar?


Quando você começar a executar rotinas de alongamento, não importa se os feixes alguns minutos, o importante é fazê-los todos os dias e seguir avançando de forma natural.


5. Realiza Cem Rebotes Ao Acordar Em Um Trampolim


Realizar rebotes ou saltos em um minitrampolín, é a rotina de exercício perfeita pela manhã, devido a que:



  • Causa zero impacto.

  • Adapta-Se a qualquer nível de condicionamento físico.

  • Ajuda a mobilização da linfa e a drenagem linfática.

  • Aumenta seu nível de energia, sem necessidade de bebidas ou alimentos açucarados ou estimulantes.

Você pode realizar este exercício, a qualquer hora e várias vezes por dia.


Reafirmando Todo o Teu Corpo ao Acordar


Ao realizar saltos em minitrampolín, você vai notar que ao princípio não se sente cansado, mas depois de alguns minutos, você vai sentir como se vão amarrar todos os seus músculos, principalmente:



  • Coxas e panturrilhas em suas pernas.

  • Abdômen.

  • Cintura.

  • Costas.

Por se fosse pouco, os saltos organizarão todos os fluidos do seu corpo para acordar por completo.


6. Escova O Seu Corpo Enquanto Está Seco


Escovar o seu corpo seco, é uma prática que é utilizada na medicina tradicional Ayurveda, que ajuda a melhorar a circulação do sangue e da linfa, bem como a remover as células mortas da sua pele. Depois de escovar, você vai notar que sua pele sente e se vê diferente, deixando uma sensação de suavidade.


A melhor maneira é:



  • Escovar em direção ao seu coração.

  • Iniciar sempre com as pontas.

  • Para realizá-la antes de banhar.

Depois do banho, aplique um creme hidratante para melhorar o estado de sua pele.


Qual a Escova Ideal que você Deve Usar?


A melhor escova para fazer a esfoliação, você deve ter as seguintes características:



  • Cerdas suficientemente duras para esfoliar e suficientemente suaves para não causar ferimentos ou danos em sua pele.

  • Deve ser concebido para a pele, para o cabelo.

Se você optar por uma escova com cerdas macias, então aplica mais pressão.


7. Comece O Seu Dia Com Música Ou De Um Livro Áudio Inspirador



Não há nada melhor do que começar com a música que você mais gosta, ou áudio-livros que te inspiram, motivam e aprecia.


Começar o seu dia dessa maneira, vai te dar uma razão valiosa para levantar-se cedo.


Você pode adaptar os áudios de acordo com as atividades que você vai fazer, por exemplo:



  • Música relaxante para suportar uma actividade com muito stress.

  • Música ativa para iniciar com muita energia.

Como Escolher o Áudio Correto para Acordar?


O fundamental é escolher algo novo e estimulante, que enriqueça a sua saúde mental e emocional.


8. Desfrute de Uns Deliciosos Smoothies Ou Sucos Com Frutas e Legumes



Uma vez que você tenha cumprido os passos anteriores, o seguinte é nutrirte com alimentos saudáveis. Uma das melhores e mais fáceis maneiras, é com um refrescante e delicioso smoothie de frutas ou legumes. Estes vegetais ajudam a manter a energia, devido a que te oferecem:



  • Vitaminas.

  • Minerais.

  • Fibra.

  • Fitonutrientes.

Incluí-los em sua alimentação, vai fazer você se sentir e vê-lo melhor.


Escolha Receitas Adequadas de Smoothies Para Ti


Você pode procurar receitas na internet ou em livros para smoothies. Prepará-los é muito simples e qualquer receita é saudável. Você só precisa adicionar as frutas e legumes para o liquidificador, com água suficiente e um pouco de gelo, se quiser. Alguns exemplos de ingredientes que pode ser integrada a qualquer smoothie são:



  • Espinafre.

  • Alface.

  • Brócolis.

  • Couve.

9. Pratique Meditação Por Alguns Minutos



O próximo passo para iniciar o seu dia, é encontrar o seu refúgio interno, através da meditação. Não existe uma maneira correta, nem com métodos específicos, a melhor forma para meditar é se sentir confortável.


Você pode começar com atitudes simples e em completo silêncio, ou pode incluir música e alguns mantras. Tudo depende do seu estilo pessoal.


Por Que Apenas alguns Minutos de Meditação?


Não é necessário investir longas horas, em posição de lótus, para chegar a um transe profundo e para aproveitar a meditação. A chave é a constância.


Você também pode fazer exercícios de respiração e meditação ao chegar cedo à sua área de trabalho.


10. Sonríete a Si Mesmo Por 30 Segundos em Frente ao Espelho


Esta técnica aumenta a tua auto-estima de tal forma que, uma vez que se transforma em hábito, não pode deixar de fazê-lo e você pergunta por que não tinhas começado antes.


Simplesmente, fique em frente a um espelho e sorri de forma natural durante 30 segundos, seus efeitos positivos se surpreender.


Sonreírte a ti mesmo funciona devido a que:



  • Você gasta um tempo exclusivo.

  • Você pode observarte e reconhecer no espelho.

  • Melhora a tua opinião subconsciente de si mesmo.

Ao aceptarte e estar bem consigo mesmo, você poderá se concentrar melhor em sua atividades.


Reafirmarte a Si Mesmo o Valor e a Importância que você Tem


Essa técnica te dá valor e determinação.


Não importa o que aconteça o resto do dia, pelo menos te dedicaste 30 segundos para dizer olá e sorrir.


Mudanças tão pequenos como este, podem fazer uma grande diferença no seu bem-estar.


11. Determina E Escreva os Seus Três Principais Objetivos a Realizar


Se os seus dias são uma loucura e você sempre está ocupado, é muito provável que tenha contínuas crises que se deixem paralisado. Para evitar isso, você pode fazer uma lista das três coisas indispensáveis de cada dia. Estas três coisas são mais importantes do que qualquer outra, e você deve escrevê-las em um papel, quadro negro, agenda ou Post-it.


Uma vez que se deve tornar um hábito a escolher estas atividades, você poderá organizar-se melhor.


Identificar e tiveram suas prioridades, você vai ajudar a limpar sua mente de atividades sem valor agregado, que se enfraquecem e distraem os assuntos que valem a pena.


A Importância de Selecionar Apenas 3 Objectivos, nem Mais Nem Menos


É crucial que escolher apenas três metas que sejam alcançáveis e te ajudarão a sentir-se realizado todos os dias. Já que fazer uma longa lista de objetivos ou propor-lhe objectivos impossíveis, te levará, inevitavelmente, à frustração.


Quatro Situações que você Deve Evitar para Iniciar Bem o Dia



Existem muitas situações, mas as quatro mais comuns são:



  • As notícias da manhã.

  • Um pequeno-almoço generoso.

  • Consumir estimulantes.

  • Dormir mais ou horários diferentes dos normais.

As Notícias da Manhã


Evita as notícias ao acordar, porque estão cheias de violência e negatividade. É melhor do que ler ao meio-dia ou à tarde, quando:



  • Já foram verificadas e enriquecidas.

  • Outras pessoas já ouviram, e você pode dar o resumo, sem a necessidade de investir o seu tempo e a sua paz mental.

Se é uma notícia muito relevante, de qualquer maneira, você ficará sabendo através de:



  • Contatos, colegas de trabalho, amigos ou familiares.

  • Redes sociais.

Um Abundante Pequeno-Almoço


Não é recomendável iniciar com um pequeno-almoço abundante, embora seja equilibrado, orgânico e sem junk food.


Se bombardeas em seu sistema digestivo, quando apenas se está movimentando-se, você vai se sentir esgotado. Isto se deve a que o seu corpo manda parte do sangue para o estômago e os intestinos para realizar a digestão, deixando de lado os músculos e o cérebro, que são as partes que queremos ativar, pela manhã.


A menos que estejas a ter uma atividade física muito intensa, é melhor que desayunes leve. Seu sistema digestivo vai agradecer.


Estimulantes Para Iniciar O Seu Dia


De maneira quase instintiva, muitas pessoas iniciam com:



  • Uma xícara de café.

  • Bebidas energéticas.

E sim ajudam a dar uma sensação de energia, na verdade, apenas mascaram o problema real:



  • Falta de sono, em quantidade e qualidade.

  • Má nutrição.

Se essas bebidas são agora parte de sua rotina, é melhor que você vá diminuindo de forma gradual.


Dormir Mais ou em Horários Diferentes


Para iniciar bem o seu dia, também necessitam de boas rotinas de descanso. É dormir nos mesmos horários todos os dias, para que possa desfrutar as virtudes de uma manhã saudável.


E tu, como é que você começa o seu dia? Conte-nos um pouco.


Se você tiver dúvidas ou comentários, vá em frente.

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