10 Sinais Ou Sintomas De Que Você Está Em Cetose

Quando você está em cetose, isto é, quando o corpo utiliza como fonte principal de energia das gorduras, podem apresentar alguns sinais ou sintomas que nos confirmar isso, pelo que é necessário conhecê-los de forma detalhada.


A dieta cetogênica tornou-se muito popular como forma efetiva para perder peso e melhorar a saúde em geral. E há muita informação sobre os seus benefícios e contra-indicações.


Se esta é seguido de forma correta, você vai chegar a um estado metabólico chamado cetose, resultado da baixa de carboidratos e uma dieta alta em gorduras, isto elevará os níveis de cetonas no sangue. E fornecem uma nova fonte de combustível para as células, instalando-se neste estado a maior parte dos benefícios deste tipo de dieta. (1)


Dieta cetógenica:


Esta dieta é caracterizada por restringir um dos macronutrientes mais importantes, como os carboidratos e tal é a restrição que obriga o organismo a entrar em cetose, que, como já mencionado, o organismo toma como fonte principal de energia para as gorduras, tanto as que se têm armazenadas como as que ingere.


E como o corpo obtém energia por meio dos ácidos graxos, o fígado começa a gerar o que se conhece como corpos cetónicos. A dieta pode variar em dias, mas deve respeitar a regra de não ultrapassar de 15 a 30g de carboidratos para entrar em cetose. (2)(3)


Sinais e sintomas de que está em cetose:


Graças à cetose , o organismo aprende a usar como combustível para as gorduras, tornando-a mais eficiente na utilização das mesmas. Mas quando se atravessa neste estado, há certos sinais que dão a notar que você está em cetose.


Estes podem ser tanto negativos como positivos. Fica claro, que o corpo experimenta muitas adaptações biológicas, já que há uma redução da insulina e a decomposição das gorduras. Etc.


1. Mau hálito:


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Uma vez que tenha atingido a cetose completa, este é um dos signos mais característico. E, de fato, pode-se considerar um dos efeitos colaterais mais comuns.


Além disso, muitas pessoas que sofreram este tipo de dieta, bem como a Dieta de Atkins, mencionam que a respiração adquire uma roma frutado. Tudo isso é devido ao elevado nível de cetonas a acetona sai do corpo por meio da urina e respiração.


E embora possa ser um sinal muito desconfortável. Por outro lado, nos confirma que o estado de cetose foi alcançado, por isso, pode ter soluções alternativas, como escovar os dentes várias vezes ao dia, ou então, usar goma de mascar sem açúcar.


O melhor é que esse sinal não é permanente, mas desaparece pouco tempo depois de seguir a dieta. (4)


2. Perda de peso:


Sem dúvida, o sintoma mais esperado que aconteça quando você está em cetose, já que está de dieta, quando aplicado de forma adequada, tem resultados muito positivos. E como muitos estudos têm evidenciado isso, a perda de peso pode ocorrer tanto a curto como a longo prazo, ao seguir uma dieta cetogénica.


Muitas pessoas sentem esta perda de peso desde a primeira semana, o que pode dever-se à perda de água, seguido da perda de gordura corporal, e assim permanecer por um défice de calorias.


Esta perda de peso é inicial e constante, devido à restrição de carboidratos. (5)


3. Cetonas no sangue:


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O aumento de cetonas no sangue se dá pela redução dos níveis de açúcar no sangue e o que dá como resultado disso. E à medida que avancem os dias de estar levando esta dieta você vai queimar mais gordura e cetonas.


Por isso que se você quiser se certificar e/ou saber se está em cetose, o método mais preciso e confiável é usando um medidor especializado. Que mede os níveis de corpos cetónicos através de um cálculo de beta-hidroxibutirato (BHB) no seu sangue. Já que esta é uma das principais cetonas presentes na corrente sanguínea.


Para conhecer estes níveis, só é necessário um pequeno furo para extrair o sangue no dedo. E os kits de teste você pode obter em não mais de us $ 40, entre outras despesas. O que se te deixa com dúvidas, você pode consultar com um médico para uma melhor assessoria desta prova. (6)


4. Cetonas no hálito e na urina:


Outra das maneiras para poder medir os níveis de cetonas no organismo, é por meio de um analisador de respiração.


Como foi mencionado, é um sinal muito comum que, por estar em cetose, como as cetonas aumentam, estes sairão do organismo por meio da urina e respiração.


Ao medir e/ou conhecer os níveis de cetonas no organismo dá uma ideia melhor do que se estiverem elevadas, quer dizer que esse esta em cetose, o que nos leva ao fato de que a dieta está funcionando.


Ao igual que o uso de um monitor ou medidor para saber o nível de cetonas no sangue pode ser exato, o uso de um analisador de respiração é menor comparando-se com ele.


Outra forma de conhecer estes níveis, é usando tiras de teste de cetonas ou indicadoras especiais que ajudam a medir a presença de cetonas na urina. E têm também a excreção destas. No entanto, esta técnica ainda pode ser um pouco mais econômica. Pode não ser muito confiável. Se você estiver interessado, você pode comprar clicando aqui.


Por isso, se você quiser saber de forma exata o nível de cetose, é aconselhável consultar com um profissional de saúde. E receber a orientação da melhor técnica e/ou de medição. (7)


5. Redução do apetite e da fome:


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Outro dos sinais de estar em cetose, e que muitas pessoas têm relatado é que enquanto você está levando a dieta, reduz-se significativamente o apetite, e ainda que se seguem pesquisando sobre isso, para poder saber mais detalhes.


A relação com isto, pode atribuírsele que as cetonas podem afetar o cérebro para poder reduzir o apetite. Além disso, a dieta há um aumento na ingestão de gorduras e proteínas, o que leva a um mundo de mudança e adaptações biológicas.


Bem isso, é uma questão de observar bem se você se sente cheio e não precisa estar comendo tão freqüentemente, é porque provavelmente você está em cetose. (8)


6. Aumento da energia:


Embora, muitas vezes, sugere-se o contrário quando se realizam dietas muito baixas em hidratos de carbono se sofre de falta de concentração, falta de energia, fadiga resultado de “gripe baixa em hidratos de carbono”.


Foi constatado que uma dieta cetógenica levada a longo prazo, pode haver um aumento na energia e a concentração. Isto, porque ao iniciar uma dieta baixa em carboidratos, o corpo precisa se adaptar a queimar gordura como combustível, em vez de hidratos de carbono.


As cetonas são uma fonte de combustível muito potente para o cérebro. E as queima em vez de açúcar. E embora isso, pode relacionar-se com o aumento de energia, isso pode levar alguns dias ou semanas para poder trabalhar corretamente.


Até mesmo alguns estudos comprovados afirmam que este tipo de dieta pode ajudar a melhorar a função cerebral. E porque, além disso, relaciona-se que, por estar em cetose pode ter melhor controle e estabilidade nos níveis de açúcar.


Além disso, foi visto que seguir esta dieta pode ser um apoio terapêutico em casos de mal de Alzheimer. (9)(10)


O que pode aumentar o foco e a função cerebral, levando-o a ter uma melhor memória, concentração e energia.


7. Fadiga:


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Alguns dos sintomas, sem dúvida, mais característicos de estar em cetose é a fadiga ou cansaço extremos. Já que, lembre-se a mudança inicial ou introdução a uma dieta como a cetogênica pode ser um verdadeiro desafio para o organismo.


O câmbio ou alterações a que é submetido levam a que muitas das funções se vão alterando e, em seguida, regularizando, com o passar dos dias. Por isso, Por isso eu recomendo a assessoria e orientação de um especialista.


Em qualquer dieta em que se restrinja um macronutriente essencial trazer consigo alguns efeitos colaterais que incluem fraqueza e fadiga. E às vezes, isso pode fazer com que a gente desista da dieta antes de ter entrado em cetose completa e isso leva tempo, pode ser depois de 7 até 30 dias.


Há muitas maneiras de poder reduzir a fadiga, uma delas é o uso de suplementos de eletrólitos. Ou de outros, para que o médico possa indicar. Isso porque, inicialmente, com a acelerada perda de água, há uma eliminação de eletrólitos.


Esta fadiga não estará sempre presente, apenas enquanto o corpo vai se adaptando a várias mudanças.


8. Diminuição do desempenho:


Assim como você pode experimentar a fadiga, dentro do estado de cetose. Pela eliminação da ingestão de carboidratos pode levar a um cansaço geral, pelo que pode haver uma significativa redução do desempenho físico.


Isto se manifesta claramente ao realizar exercício, já que há redução das reservas de glicogênio dos músculos e que, como já é sabido aí que reside o principal combustível para todas as formas de exercício de alta intensidade.


E, embora cada organismo é diferente e muitos podem ocorrer por vários dias, a falta de desempenho e energia para realizar alguma atividade física, depois de várias semanas pessoa que levam a dieta cetogênica afirmam que o desempenho volta ao normal.


Já que alguns dos benefícios desta dieta em oferecer uma maior capacidade para queimar mais gordura durante a realização do exercício.


Embora haja estudos que justifiquem que uma dieta cetogênica pode ser benéfica na queima de gordura quando se faz exercício, é pouco provável que esta maximize o desempenho de atletas de elite. Mas se pode ser suficiente para a prática regular de exercício intenso. (11)


9. Alterações digestivas:


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Como já recalcado uma dieta cetogénica implica diversas mudanças para o organismo. O que, para este lhe leva alguns dias para poder se adaptar a isso, e assim como você pode experimentar mau hálito, fadiga, falta de rendimento físico, etc.


Podem também experimentar a diarréia, indigestão, prisão de ventre, entre outras alterações. Mas a maioria desses problemas se normaliza com os dias. Mas há que estar observando essas mudanças, assim, prestar atenção no consumo de alimentos que podem agravar estes sintomas.


Certifique-se de que dentro de sua dieta consumas uma grande quantidade de vegetais verdes, baixos em hidratos de carbono. Mas por seu rico conteúdo de fibra, água, ajudam a ter uma boa digestão.


Se surgirem mais dúvidas, e/ou desconfortos consulte o seu médico.


10. Insônia:


Outro dos sinais de que você está em cetose, são as perturbações do sono. E pode representar um grande problema para muitas pessoas que recém iniciam-se em levar esta dieta cetogênica.


E isso vai com o que se apresenta insônia e/ou acordar muito durante a noite. Isto, sobretudo, quando se reduz pela primeira vez os carboidratos. Já que, como sabe, há uma grande restrição ou praticamente é nula a ingestão deste nutriente.


Mas, depois de uma adaptação da dieta. Muitas pessoas afirmam que dormem muito melhor do que antes de ter levado a dieta. E lembre-se de se apresentar a insônia é comum durante as atapas iniciais da cetose. Mas melhora ou desaparece depois de algumas semanas.


 


Como saber se você está em cetose


Esta não é uma lista dos sinais e sintomas principais que se irão confirmar e / ou identificar que está em cetose.


Se você tiver seguido as diretrizes indicadas e esta dieta está de maneira correta, e permanece constante, você terá a segurança de que você está em algum tipo de cetose. E lembre-se para uma avaliação precisa e clara, você deve ir com um profissional de saúde.


Quem também irá apoiar-te, diante de qualquer dúvida que surja, e recomenda-se que seja quem vigie e monitore esta dieta cetogênica em todas as suas etapas.


Se sentir que está perdendo peso, e que acima de tudo há benefícios para a saúde, pois não há necessidade de se preocupar com os sintomas, mas se certifique-se de saber bem do que se trata esta dieta, os efeitos colaterais que provoca, bem como quanto dura, e para quem está indicada.

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