10 Sinais De Que Você Deve Parar De Comer Glúten Imediatamente

gluten2


Mais de 55 doenças foram associadas ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Estima-Se que 99% das pessoas que tiveram uma intolerância ao glúten ou doença celíaca nunca foram diagnósticados.


Estima-Se que 15% das pessoas são intolerantes ao glúten, você poderia ser você um deles?


Até há relativamente pouco tempo se pensava que o glúten podia produzir apenas a doença celíaca, uma condição em que prejudica seriamente a mucosa do aparelho digestivo e produzem sérios problemas de absorção de nutrientes.


A doença descrevia-se quase exclusivamente nos livros de pediatria. Contudo, ao encontro do que os adultos também podiam ser sem glúten, sem que a doença se tivesse manifestado na infância. Isso já significava uma mudança de conceitos enormes, já que permitiu ver que muitos sujeitos podiam passar quase a vida toda sem ser diagnosticados, problema para nada menor.


Nos últimos anos, foi possível confirmar que existem muitas pessoas com intolerância ao glúten.


Se você tiver algum dos seguintes sintomas pode ser um sinal de que sofre de intolerância ao glúten:


1. Distúrbios digestivos


Neste caso, são extremamente variáveis. Algumas pessoas podem notar distensão abdominal ou gases e outros não. Tradicionalmente se relacionava a doença celíaca com diarreia, mas foi visto que tanto os celíacos como os intolerantes ao glúten ou outros distúrbios relacionados, podem ter até mesmo constipação. Em geral, todos os pacientes têm algum tipo de desconforto digestivo, mas não sempre, é muito notável.


2. Keratosis de animais ou de pele de galinha


Estas lesões que ocorrem na pele, são muito notórias na parte de trás do braço, em particular por trás do cotovelo. O problema ocorre de forma indireta, já que se deve à deficiência de vitaminas e de ácidos graxos, que não conseguiu absorver, devido às lesões que produz a doença celíaca e outras intolerâncias ao glúten. Não se deve apenas a essa condição, mas pode nos colocar na pista de que algo está acontecendo com os nutrientes.pele de galinha


3. Cansaço


Fadiga ou sensação de torpor que ocorre após uma refeição com conteúdo de glúten. Pode chegar a ser muito notório.


4. Ser diagnosticado com qualquer outra condição auto-imune


Como Tireoidite de Hashimoto, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Artrite Reumatóide, Psoríase, Colite Ulcerativa, etc., Não é que exista um vínculo seguro entre uma condição e outra, mas é claro que existe uma associação lesional. Em outras palavras, aumenta a probabilidade de também ter esse problema.


5. Sintomas neurológicos inespecíficos


Mas que, em geral, são sensação de perda de equilíbrio (não literalmente perda de equilíbrio, mas se a sensação) e tonturas. Isto sintomas de todas as formas, que variam muito de pessoa para pessoa.


6. Desequilíbrios hormonais muito variáveis, especialmente no caso das mulheres


São muito frequentes a síndrome pré-menstrual, assim como o diagnóstico de doença poliquistica do ovário. Em alguns casos de infertilidade inexplicável, esse problema pode ser uma intolerância ao glúten.


7. Enxaqueca


A enxaqueca, que é caracterizada por fortes dores de cabeça muitas vezes acompanhada de sintomas neurológicos, muitas vezes, está relacionada com intolerâncias digestivas, não apenas ao glúten. Em todos os casos de enxaqueca deve-se investigar se existe um problema deste tipo e outras formas de intolerância.


8. O diagnóstico de fibromialgia ou síndrome de fadiga crônica


Discute-Se muito hoje em dia se estas duas condições (fibromialgia e síndrome de fadiga crónica) existem, na verdade, no sentido de ser uma patologia em si mesma, ou é um diagnóstico que lhes é dada a pacientes com dores inexplicáveis ou com um cansaço profundo. É incrível ver o número de pacientes com este diagnóstico que se beneficiam fortemente com uma dieta livre de glúten, o que muda completamente a qualidade de vida dessas pessoas.


9. Dor e fenômenos inflamatórios nas articulações, tanto grandes como pequenas


Isso pode ocorrer como parte da intolerância ao glúten, ou, simplesmente, como associação lesional, como já vimos, entre intolerância ao glúten e a Artrite Reumatóide. Eliminar o glúten da dieta pode produzir uma mudança muito importante para estas pessoas.


10. Transtornos do humor


Como ser depressão, ansiedade, irritabilidade e até mesmo déficit de atenção.


Veja também:


A sensibilidade ao glúten é real?


O Pão É Ruim Para A Sua Saúde?


8 Propriedades e Benefícios da Tapioca. Esta Farinha É Surpreendente


50 Alimentos Ricos Em Fibra Que Você Deve Experimentar


Como saber se você tem intolerância ao glúten


A melhor maneira de testar a intolerância ao glúten é fazer a dieta de eliminação e remoção de sua dieta todos os alimentos com glúten por 2 ou 3 semanas depois voltarem a re-infecção. Se o reintroducer voltar a observar os sígnos mencionados neste artigo, você tem intolerância ao glúten.


Por favor, note que o glúten é uma proteína grande, que pode levar meses ou anos para ser removido de seu sistema.


Conclusões:


Os sintomas são muito variados e inespecíficos. Sentir-se cansado, não significa que você tem intolerância ao glúten. Mas se esse cansaço não é compatível com o nosso nível de atividade e repouso, devemos suspeitar que existe um problema. O mesmo com os outros sintomas, trata-se de ser razoável e ter critério.


Quando removemos o glúten da dieta, demora muito tempo, de todas as formas de desaparecer de nosso sistema. No entanto, algumas semanas depois de ter eliminado se podem perceber as alterações que variam muito de acordo com o estado prévio.


Dirija com o seu médico se tiver suspeita de sofrer com este problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *